KM BRASIL 2022
  • HOME
  • Programa
  • Inscrições
  • Chamadas
  • Guia do Congressista
  • Blog KM Brasil
  • Comissões
  • Edições anteriores
  • Patrocínios
  • Contato
  • Privacidade

Programa

Descrição dos painéis e Convidados da edição 2020
31 de agosto 
​10:00-12:30
Transformação Digital – A História é uma Revolução
Nesta palestra pretendo mostrar como a Transformação Digital e a Gestão do Conhecimento fazem parte de uma mesma história da evolução da humanidade. Todavia, como se trata de uma mudança de paradigma, é uma verdadeira revolução que está acontecendo na história da humanidade. Estamos em uma transição evidente de uma Sociedade Analógica para uma Sociedade Digital, de uma Sociedade Industrial para uma Sociedade do Conhecimento.

Palestrante: 

Imagem
Neri dos Santos, Dr. Ing. : Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII – França (1982), Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – França (1985) e Pós-doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montréal – Canadá (2002). 
Atualmente é CEO do Instituto STELA e professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.
​14:00-17:00
Oficina: Implementação de Práticas de Gestão do Conhecimento
• Discutir e conscientizar os participantes sobre os principais desafios e armadilhas na implementação de práticas de GC;
• Exercitar as principais etapas de estruturação de uma prática de Gestão do Conhecimento;
• Habilitar os participantes nas principais etapas de estruturação de uma prática de GC.

Programa e Conteúdo
• Alinhamento Conceitual
• Design de Implementação Práticas de Gestão do Conhecimento
• Dicas e Boas Práticas

Dinâmica
• Os participantes serão estimulados em cada uma das etapas de design de implementação, elaborar um projeto de implementação de uma prática de Gestão do Conhecimento. 

​Facilitador:
Imagem
José Eduardo Carara Junior: Trabalha há 13 anos com Gestão do Conhecimento na Embraer, tendo participado de todas as fases de implementação de um "ecossistema de GC", desde a venda da ideia à implementação. Nesse tempo atuou na definição, implementação e acompanhamento das práticas de GC, na definição e implementação de ferramentas de suporte, e na construção do Plano Estratégico da Gestão do Conhecimento.
01 de setembro
​9:00-12:30
​Você é a diferença entre o mundo como ele era e o melhor lugar no qual ele se transformará

​Esta sessão é para aqueles que sempre viram as coisas de forma diferente. Aqueles que seguem uma visão, não uma estrada. É uma sessão colaborativa, integrativa e divertida para construir novas conexões e criar novo conhecimento. Todos são palestrantes e participantes. Uma sessão onde a sala é mais inteligente do que o mais inteligente na sala.


Facilitação: 
Imagem
Maria Fernanda Costa é facilitadora de processos de diálogo, inovação & mudança, aprendizagem organizacional, desenvolvimento de times e liderança consciente. Docente no Programa Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas do ICCP e Programa Essencial da SBGC.Desde 2016 responsável voluntária pelo processo de mudança organizacional e de cultura da Liga Solidária.
Mestre em Psicologia Social (IP-USP/2005), Administradora de Empresas (FAAP/1984) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990) e especializações em Desenvolvimento Organizacional (Adigo), Appreciative Inquiry (Case Western) e Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Rivière).  Certificada em Biologia Cultural por Humberto Maturana e Ximena D’ávila em 2010
Imagem
Fernando Fukunaga é entusiasta da economia do conhecimento, de novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem. Doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação. É membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC e relacionamento com associados. ​

​14:00-15:30

Modelo de Referência SBGC
O Modelo de Referência da SBGC é um grande guia de temas que podem ser relevantes ao se pensar em estratégias, programas e práticas de conhecimento e o ambiente que fomenta estas práticas nas organizações. Ele provê um norte aos profissionais que atuam com problemas de conhecimento. O modelo, quando usado com um olhar crítico e alinhado aos objetivos da organização, é uma ferramenta poderosa que mostra o valor do conhecimento de forma prática e estruturada, potencializando a GC como uma ferramenta que contribui na transformação organizacional.
Imagem
André Saito é especialista em gestão do conhecimento e inovação. Atuou em projetos recentes com avaliação de maturidade em gestão do conhecimento, promoção de redes colaborativas e aceleração de projetos de inovação. Atual presidente do Conselho Deliberativo da SBGC e professor convidado da FGV-SP. PhD em knowledge science por JAIST-Japão, mestre em administração pela FGV-SP e graduado em engenharia pela UNICAMP. 
Imagem
Fernando Fukunaga é entusiasta da economia do conhecimento, de novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem. Doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação. É membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC e relacionamento com associados. ​
Imagem
Leandro Loss atua em empresas de consultoria com foco na implantação e evolução de modelos e métodos de Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional para promover compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de carreira e gestão de conteúdo. Tem mestrado e doutorado pela UFSC focados em Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, tendo atuado em projetos de pesquisa em parceria com a União Europeia relacionados a alianças estratégicas.

​16:00-17:30

Ten Things You Need to Know about Knowledge Management (KM) in the Digital Age

Stories, advice and predictions based on two decades leading knowledge management at international corporations
Whether you’re a business leader, knowledge management practitioner or just “KM-curious,” this lively and thought-provoking discussion will provide insights, lessons learned and immediately deployable advice for implementing knowledge management to help achieve organization goals in this increasingly digital world.
Imagem
​Keynote Speaker:
​Kim Glover (TechnipFMC)
Building on a career journey that has spanned communications, marketing, project management and proposals, digital engagement, social learning and knowledge management, Kim Glover is now the Director of Innovative Learning and Knowledge Management at TechnipFMC, a global leader in subsea, onshore, offshore, and surface technologies and winner of the KMWorld 2017 Reality Award. Previously, she led the knowledge management initiative for FMC Technologies, a winner of multiple Most Admired Knowledge Enterprise (MAKE) Awards in both the Global and Americas categories. Prior to joining FMC Technologies, Kim spearheaded the Knowledge Management Office for Aspen Technology, Inc., which earned the "The Most Valuable Intranet of 2012" from the Worldwide Intranet Challenge benchmarking survey.
A frequent speaker at knowledge management and quality conferences, Kim has led various global initiatives that enable continuous improvement and is skilled in the deployment of knowledge management and communications processes and tools to achieve business benefit. She is a big proponent of the intersections between KM, learning, quality, innovation and collaboration and believes that empowering people and leveraging their knowledge are the keys to success in these areas.
Kim serves on the steering committees for the 2020 APQC KM Conference and the Knowledge Leaders Council. Most importantly, she is looking forward to benchmarking with and learning from you!
Moderadora:
Imagem
Renata Dalmaso:  ​Especialista em gestão de projetos e gestão do conhecimento, atual presidente da SBGC e trabalhando na Amazul com implantação de projetos de gestão do conhecimento em programas nucleares da Marinha do Brasil (PNM, PROSUB e PNB). Com mais de 20 anos de experiência liderando implementações na indústria de Telecomunicações, com ampla experiência internacional, liderando projetos e programas globais de consultoria, integração e desenvolvimento de sistemas, implantação de rede, revisão de processos, melhoria de eficiência, automação, governança corporativa, transformação, entre outros. Pós-graduada em gestão do conhecimento pela FGV e gestão de projetos pela IETEC, design pela Panamericana Escola de Arte, graduada em engenharia elétrica pela UFES e mestre em engenharia elétrica pela UnB.
02 de setembro

​9:00-10:30

PAINEL: Destino do Trabalho

A proposta deste painel é apresentar experiências profissionais vividas pelos participantes que os levaram a se adequar a novas realidades de trabalho. Também discutiremos as possibilidades a trilhar, considerando o enorme avanço da transformação digital ocorrido em 2020 e o papel da gestão do conhecimento (empresa e indivíduo) nesse contexto.
Vamos conversar sobre formas de explorar as oportunidades apresentadas com o dinamismo do mercado, múltiplas gerações trabalhando em conjunto em ambientes tecnológicos variados, entre outras, e assim participar da criação do destino do trabalho onde nossa principal característica possa ser melhor utilizada – o ser humano!

This purpose of this panel is to present the participanst’ professional experiences that led them to adapt to new work realities. We will also discuss possibilities to be pursued, considering the enormous digital transformation advances that occurred in 2020 and the role of knowledge management (company and individual) in this context.
We will talk about ways to explore opportunities presented by the market dynamism, multiple generations working together in several technological environments, among others, and thus participate in creating the destination of work, where our main characteristic can be better used - the human being! 

Painelistas convidados: ​
Imagem
Marcelo Cruzato:  profissional de Marketing e Negócios brasileiro, mestre em Marketing Internacional pela Kingston Business School de Londres. Com ampla vivência no ambiente corporativo, liderou grandes categorias de bens de consumo e marcas globais no Brasil, México e EUA. Apaixonado pelo planejamento estratégico e inovação, tem atuado como mentor de startups e em consultorias, apoiando empresas no desenvolvimento de negócios e para uma gestão mais ágil e direcionada ao crescimento.

Marcelo is a business and Marketing profissional from Brazil with a Masters degree from Kingston Business School in London.  He has a broad experience in the corporate world leading large consumer goods categories and global brands in Brazil, Mexico and the US.  Passionate for strategic planning and innovation, he has been working in business Consulting and as a mentor in startups, supporting companies for an agile management and focused to drive growth.

Imagem
Jessica Stanford: Jessica é uma gerente de programa experiente, com sólida experiência em engenharia, desenvolvimento de processos e gerenciamento de projetos nos contextos do setor privado, humanitário e de desenvolvimento internacional. Há mais de dezessete anos vem trabalhando e vivendo internacionalmente, Jessica tem um histórico consistente como líder, constituindo e treinando equipes com sucesso para desenvolver estratégias e entregar programas dentro do prazo e do orçamento, garantindo valor ao dinheiro. Atualmente, baseada nas Filipinas, Jessica lidera uma equipe de engenheiros, arquitetos e construtores locais a fim de garantir a entrega efetiva de iniciativas e programas de defesa da habitação, conduzidas pelos proprietários, prevenindo a perda de vidas e propriedades em terremotos e tufões.

Jessica is an experienced Program Manager with a strong background in engineering, process development and project management in the private sector, humanitarian, and international development contexts. Through more than seventeen years of working and living internationally, Jessica has a consistent record as a leader, successfully building and coaching teams to develop strategies and deliver programs on time and within budget, ensuring value for money. Based in the Philippines currently, Jessica leads a team of local engineers, architects, and builders to ensure effective delivery of homeowner-driven resilient housing advocacy and programs, preventing loss of lives and property in earthquakes and typhoons.

Moderadora: ​
Imagem
Renata Dalmaso : Especialista em gestão de projetos e gestão do conhecimento, atual presidente da SBGC e trabalhando na Amazul com implantação de projetos de gestão do conhecimento em programas nucleares da Marinha do Brasil (PNM, PROSUB e PNB). Com mais de 20 anos de experiência liderando implementações na indústria de Telecomunicações, com ampla experiência internacional, liderando projetos e programas globais de consultoria, integração e desenvolvimento de sistemas, implantação de rede, revisão de processos, melhoria de eficiência, automação, governança corporativa, transformação, entre outros. Pós-graduada em gestão do conhecimento pela FGV e gestão de projetos pela IETEC, design pela Panamericana Escola de Arte, graduada em engenharia elétrica pela UFES e mestre em engenharia elétrica pela UnB.

​11:00-12:30

PAINEL: SupplyChain & KM

Transformação Digital, Supply Chain e Gestão do Conhecimento
O valor do conhecimento na Transformação Digital do Supply Chain 
Este painel irá explorar quais são os elementos de conhecimento necessários para alavancar a transformação digital e o seu impacto no ambiente de Supply Chain. 

As principais questões debatidas serão:
  • Quais são as barreiras de conhecimento para alavancar a transformação digital?
  • Qual o impacto do Digital nos aspectos de planejamento?
  • O que muda no Supply Chain quando ocorre a transformação digital? Mitos e verdades.

Painelistas convidados: 
Imagem
Giuliano Cardozo: 19 anos de experiência com Supply Chain e Tecnologia. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2000), especialização em e-commerce pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Liderou projetos em S&OP e Logística, como implantação de ferramentas de Programação Finita, estruturação do modelo de S&OP no ERP e criação de área de atendimento integrando Programação de Produção, Vendas e Logística. Foi responsável pela implantação da área Digital Comercial, desenvolvendo ferramentas digitais de relacionamento com os clientes. Atualmente atua como líder de Digital IT para o processo de Supply Chain para as Operações do Brasil na Gerdau.
Imagem
André Massaharu Nakamura: 39 anos, Casado, pai de 2 filhos. Com mais de 17 anos em Supply Chain Management, André é Engenheiro de produção pela Universidade Federal de São Carlos, MBA pela FIA, certificado CPIM e PMP. Suas experiências em transformações de Supply Chain, Operations e Business models, marketing e vendas, implementando as melhores práticas de mercado para diferentes indústrias como bens de consumo, automotiva, química, financeira, varejo e agroindústria. Teve passagem por empresas como Accenture, Vivo, Axia Value Chain, EY e Cargill.
Na Cargill lidera a estrutura de Supply Chain Excellence para 2 negócios (Amidos, Adoçantes e Texturixantes / Cacau e Chocolate), sendo responsável por definir os padrões e liderar a transformação do Supply Chain incluindo temas como otimização da malha logística, evolução de processos, roadmap de digitalização, data and analytics, otimização dos custos e working capital. Atualmente lidera um programa de transformação com 20 frentes de trabalho e mais 200 projetos.
Entusiasta do tema, a realização profissional se dá por gerar novos conhecimentos e compartilhá-los com outras pessoas, tendo atuado como instrutor para certificações CPIM, PMP e sendo o líder da gestão de conhecimento e da academia de Supply Chain da Cargill para os 2 negócios.
Imagem
Marcio Silva: Diretor Supply Chain Strategy & Operations na Deloitte.
20 anos de experiência profissional, sendo os últimos 16 anos em consultoria, focados em projetos de Gestão da Cadeia de Valor (negócios e tecnologia), como consultor, coordenador técnico e gerente de projetos atuando fortemente na "tradução" entre Tecnologia da Informação e Negócios 

Moderador: ​
Imagem

​Leandro Loss atua em empresas de consultoria com foco na implantação e evolução de modelos e métodos de Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional para promover compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de carreira e gestão de conteúdo. Tem mestrado e doutorado pela UFSC focados em Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, tendo atuado em projetos de pesquisa em parceria com a União Europeia relacionados a alianças estratégicas.

​14:00-15:30

PAINEL: Gestão do Conhecimento Pessoal como facilitadora no processo de autodesenvolvimento.

Vivemos em um mundo onde a transformação, mais do que constante, é exponencial, com impactos profundos na Sociedade, na Economia e nas Organizações. Como bem introduzido no editorial do evento, a transformação digital já é realidade para muitos segmentos e setores econômicos e em alguns casos é base inclusive para novas formas de pensar os negócios, propósitos das organizações, bem como novos empreendimentos. A geração anterior de aplicativos corporativos ajudou a digitalizar dados e otimizar informações e o avanço em tecnologias (computação nas nuvens, sistemas de comunicação) e inovações em modelos de negócios democratizaram as tecnologias digitais, não apenas para as empresas, mas para sociedade mundial.

Dentre as inúmeras consequências deste contexto é a responsabilização cada vez maior do indivíduo pelo seu próprio desenvolvimento e consequentemente sua aprendizagem, uma aprendizagem contínua, sem a qual condena-se a ficar “fora do jogo”. Neste contexto, o indivíduo reforça seu papel de protagonista em seu desenvolvimento e na contribuição ativa de seu trabalho para as organizações e para a Sociedade. Sendo assim, o painel tem como objetivo responder essas e outras questões:
  • Como podemos repensar o meio pelo qual o indivíduo aprende?
  • Quais métodos auxiliam a GCP e permitem ser responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional?
  • Como a prática da gestão do conhecimento pessoal pode contribuir para a resiliência na era digital, ou ainda mais, para a antifragilidade?
  • Como a sabedoria prática é desenvolvida por meio das práticas de gestão do conhecimento pessoal, tendo em conta o avanço de novas tecnologias e configurações organizacionais?

Painelistas convidados: ​
Imagem
Alex Bretas: Mineiro, escritor, facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida, cantor nas horas vagas. É iniciador da rede ALC (Agile Learning Centers) no Brasil, autor de livros no campo da aprendizagem e consultor em projetos de educação corporativa. Site: www.alexbretas.com
Imagem
Américo Ramos Filho: DSc. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Administração). Membro do corpo docente dos programas de pós-graduação em Administração na UFF e em Gestão e Estratégia na UFRRJ, desenvolve pesquisas sobre Gestão do Conhecimento Pessoal e Sabedoria Prática nas Organizações, tendo orientado diversas dissertações e elaborado artigos sobre o tema. LinkedIn
Imagem
Andre Bello é professor do MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e do WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience), ambos do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE UFRJ), professor/consultor da HSM do Brasil e professor da Escola de Rebeldia da Reserva. Especialista em Design Thinking e metodologias colaborativas, com 20 anos de experiência em diversas áreas do design, tecnologia e solução de problemas através de projetos transdisciplinares.
Autor e palestrante nas áreas de inovação e criatividade. Co- responsável pelos eventos TEDxRio 2011, TEDxRio+20, TEDxPiraí e TEDxRio Metrópole 2014, conferências multidisciplinares licenciadas pela organização TED. TEDx Speaker no TEDxFortaleza 2016 e TEDxRio 2016. Idealizador da plataforma Acredite! de transformação e protagonismo jovem, autor do livro “Acredite!– Design Thinking Para Jovens de Todas as Idades”. É co-founder do Singularity University Brazil Summit e advisor do Rock in Rio Innovation Week em Portugal.
Moderador: ​
Imagem
Victor Alves é graduado em Engenharia de Produção e Tecnologia em Petróleo e Gás, com especialização em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ e Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Conta com 10 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais no setor de petróleo e gás, tendo atuado na área operacional offshore, na coordenação de operações e contratos e atualmente atua como Especialista em Gestão do Conhecimento e Product Manager na TechnipFMC. Fora das plataformas e dos escritórios, também foi e é atuante no desenvolvimento da indústria de óleo, gás e energia, onde foi Coordenador do Comitê Jovem do IBP de 2013 à 2016 e desde 2016 é Diretor da SPE Seção Brasil. No tempo livre, procura servir a comunidade como voluntário em Projetos Sociais relacionados à educação e orientação de carreira, tendo criado seu pioneiro blog de orientação de carreira, chamado TecnoPeG, no qual sempre buscou compartilhar conhecimento e informações acerca da indústria.

​16:00-17:30

PAINEL: Inovação digital setorial
A Transformação Digital, tem implementado tecnologias digitais para a automação e aperfeiçoamento dos processos, produtos e serviços das organizações públicas e privadas, impactando no modo de gerenciar organizações e no relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Setores com menos evidência midiática no contexto de gestão, tais como: educação, esporte, jurisdicional, serviços públicos e hospitalar, também possuem experiências relevantes ao combinar a gestão do conhecimento e transformação digital. Durante o painel queremos obter respostas para algumas questões como: Como importantes atores de diversos setores estão também conquistando resultados com a introdução de tecnologias digitais? Como clientes e cidadãos estão se beneficiando desta transformação? Quais são os protagonistas nas organização, de que áreas/departamentos surgem iniciativas? Disponibilidade de recursos, se ocorre top down, se há presença de iniciativas isoladas ou coordenadas. O que este cenário caótico contribuiu para acelerar transformação digital, o que inovou no setores?

Painelistas convidados: 
Imagem
Alexandre Calil é um profissional com 35 anos de experiência em desenvolvimento de software, consultor de curto período do Banco Mundial e participante do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.  Criou e coordenou o laboratório de inovação tecnológica da Prefeitura de São Paulo - LabProdam, onde desenvolveu diversos projetos de grande valia para a cidade. Calil é formado na área de tecnologia, sendo também bacharel e licenciado em Linguística (FFLCH-USP) e mestre em Saúde Pública pela FSP-USP. Atualmente, Calil coordena o UniversiLab e é palestrante em eventos nacionais e internacionais, tendo apresentado projetos até mesmo na prestigiada Universidade de Cambridge (UK).
Imagem
​​Leonardo Bruno Brandileone tem 19 anos de experiência no mercado de tecnologia, com foco no segmento jurídico e atuação em grandes escritórios de advocacia brasileiros e internacionais. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento e gestão da estratégia de transformação digital do escritório Mattos Filho.
Por meio de especializações e projetos, trata diretamente de temas de suma importância no segmento, como LGPD, experiência do usuário, segurança da informação, automação, analise de dados, inteligência artificial, operações de TI e mobilidade multiplataforma.
Imagem
Shoraya Dal’Col: Médica Diarista UTI / UCG Hospital Sirio Libanês. Facilitadora do Programa de Simulação Realística Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva
Médica Terapia Intensiva Adulto. Pós-Graduação em Dor. Pós-Graduação em Gestão em Excelência Operacional em Saúde. Green Belt - Lean Six Sigma.    Formação Executiva em Gestão do Conhecimento. Facilitador Certificado em Lego Serious Play Methods
Imagem
Filipe Pacheco: Coordenador do Centro de Tecnologia Uni9 / Incubadora e Aceleradora de Startup. Acadêmico de medicina apaixonado por tecnologia, inovação e desenvolvimento de soluções na área da saúde. Desenvolvedor focando na experiência do usuário (UX) e na interface do usuário (UI). Certificação HMX Fundamentals — Pharmacology. Certificado por Harvard Medical School.
​Moderadora:
Imagem
Elissandra Hurtado: Executiva há 18 anos, com larga experiência em Desenvolvimento de Pessoas, Produtos e Soluções em empresas brasileiras públicas e privadas dos segmentos de tecnologia, educação, serviços, comunicação. Tem visão multidisciplinar, competências em GC, inovação, processos e projetos, inteligência competitiva entre outras. Capacitada em Mapeamento de Conhecimento, Modelos Mentais, Perfis Comportamentais - DISC, Metodologias Ágeis, Gestão de Cultura Organizacional, Planejamento estratégico. Como consultora conduziu programas de desenvolvimento de líderes, T&D e Mapeamento de Conhecimento, Integração Organizacional. Ministrou treinamento de liderança, Práticas de GC, Processos de Conhecimento para Projetos e Processos. Participou da implantação do MPS-BR – Certificação Nível F – Software-Prodam – Mapeou Recursos Tecnológicos e Matriz de Conhecimento dos projetos e pessoas envolvidas. Há dois anos aceitou o desafio para ser Diretoria da SBGC como Diretora Executiva, responsável por comunicação, marketing e relacionamento com associados. Membro da COP ́s MGCI – Comunidade de Prática de Maturidade de Gestão do Conhecimento e Inovação. Há seis anos descobri minha paixão por Gestão do Conhecimento e tenho trabalhado com muita determinação para me tornar uma especialista. Além da minha atuação multidisciplinar meu currículo segue o mesmo perfil: formação acadêmica - Ciência da Computação e Jornalismo. MBA - Gestão da Tecnologia da Informação. Especialização em RH & Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente, Servidor e Internet. Possuo certificação Líder do Futuro Executivo - Crescimentum, Programa Essencial em Gestão do Conhecimento - SBGC. 
03 de setembro

​9:00-10:30

PAINEL: Empresas digitais: gestão do conhecimento como alicerce para a transformação digital
A nova realidade do mercado e a construção do novo normal estão provocando mudanças nos negócios que impulsionam ainda mais a transformação digital. Neste painel, vamos conhecer os caminhos de transformação percorridos por empresas para se tornarem digitais. Faremos a apresentação de cases de sucesso de empresas que fizeram da Gestão do Conhecimento o alicerce para a transformação, da cultura digital aos principais impulsionadores e os maiores obstáculos encontrados.

Painelistas convidados: 

Imagem
Osvaldo Bernardo: Diretor de Operações e Gestão do Conhecimento na Promon Engenharia. Formado em Engenharia Elétrica (USP), mestre em Engenharia de Sistemas (USP), MBA Executivo (INSPER),  Especialista em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica (UFF), especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação (SENAC). Iniciou sua carreira na Promon, participou  de todo o ciclo de grandes empreendimentos, Projeto/Fornecedor/Obra,  e em diferentes setores da Economia, Óleo e Gás/Mineração/Energia/Química e Petroquímica/Infraestrutura, atuou como Gerente de Projeto, PMO, e atualmente concilia os desafios de uma diretoria de operações em uma empresa cujo maior valor é o conhecimento de seus profissionais.
Imagem
Glauber Belusse: Senior Relationship Manager, Talent Solutions do LinkedIN
Gerente Senior de Relacionamento Corporativo na Unidade de Negócio de Soluções para Talentos no LinkedIn Brasil, promove inovação, eficiência operacional e resultados através da tansformação digital.
Imagem
Erika Braga: Diretora de RH da PWC
Diretora de RH da PwC - formada em administração de empresas pela PUC - SP e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral.
- Erika iniciou sua carreira na PwC como trainee através do programa Nova Geração. Teve passagens pelas áreas de negócio da PwC, na auditoria e consultoria de negócios, juntando-se ao time de RH em 2012, tendo sido responsável principalmente pelas áreas de Talentos, incluindo Carreira e Sucessão, e ainda Treinamento e Desenvolvimento. 
Moderadora: 
Imagem
Juliana Lima: Coordenadora de Gestão do Conhecimento na Promon Engenharia.
​
Psicóloga., MBA em RH e Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação.
Apaixonada por colaboração e por atuar em estratégias ligadas ao negócio da empresa, possui experiência de 10 anos em Gestão do Conhecimento, tais como práticas de Lições Aprendidas, Wikis, Comunidades de Práticas, Bibliotecas de Práticas, Portal Colaborativo, Ensino à Distância, entre outros.
Possui vivência na implantação das políticas e desenhos da área, como captação, seleção e desenvolvimento de talentos nos níveis operacionais e gerenciais, bem como o planejamento de carreira e desenvolvimento de ações de gestão do conhecimento. 
É também responsável pela implementação e coordenação de projetos estratégicos e coordenação de planos de ação de melhorias identificados ao longo dos trabalhos.

​9:00-10:30

PAINEL: KM as a Supporting Tool for Urban Organizing

​O planejamento urbano enquanto conjunto de premissas ordenadoras do território das cidades passa por uma profunda revisão crítica. A tendência, antecipada pela pandemia da COVID-19, evidencia a necessidade de incorporação de evidências práticas, dados e indicadores de desempenho como elementos indispensáveis ao planejamento, ao monitoramento e à avaliação de políticas urbanas para uma cidade que, com cada vez mais intensidade, exigirá respostas rápidas e eficientes do Poder Público. Cada vez menos haverá espaço para experimentalismo. Nesse sentido, a proposta deste painel é discutir o papel da gestão do conhecimento como ferramenta para o planejamento das cidades.
The urban planning, as a set of premisses that aim to organize the cities territory, is passing through a deep revision. The trend, anticipated by the COVID-19 crisis, highlights the incorporation need for practical evidence, data, and performing index as
essential elements for urban planning, monitoring, and the assessment of urban policies for a city that will require rapid and effective actions from Public Power. Each day, the experimentalism is getting lower. This way, the main purpose of this pane is
to discuss the Knowledge Management role as an essential tool for urban planning and policy definitions.

​​Painelistas convidados:
Imagem
Prof. Dr. ​Gustavo Mesch (Universidade de Haifa)
Gustavo S. Mesch is a Professor of Sociology and Rector of the University of Haifa in Israel. He holds a PhD from the Ohio State University, and has been the Chair of the Information and Communication section of the American Sociological Association and editor of the Sociological Focus. His areas of research are social media and interpersonal communication, social networks, social capital, urban sociology and cybercrime. He recently published with Ilan Talmud "Wired Youth":"the social world of Adolescence in the Information age (Routledge 2010 and 2020).

Gustavo S. Mesch é Professor de Sociologia e Reitor da Universidade de Haifa em Israel. Ele possui um PhD pela Ohio State University e foi presidente da seção de Informação e Comunicação da American Sociological Association e editor do Sociological Focus. Suas áreas de pesquisa são mídias sociais e comunicação interpessoal, redes sociais, capital social, sociologia urbana e crimes cibernéticos. Ele publicou recentemente com Ilan Talmud "Wired Youth": "o mundo social da adolescência na era da informação (Routledge 2010 e 2020).
Imagem
Professor Dr. Mauricio Andrés Álvarez Moreno. University of Medellín/Colômbia
Comunicador y Relacionista Corporativo de la Universidad de Medellín. Magíster en Comunicación Educativa de la Universidad Tecnológica de Pereira. Máster en Relaciones Internacionales, Universidad Rey Juan Carlos. Doctor en Ciencias Sociales y Jurídicas Universidad Rey Juan Carlos. Profesor de tiempo Completo de la Facultad de Comunicación de la Universidad de Medellín. Miembro del Grupo de investigación COP (Comunicación Organización y Política) miembro de la red de investigadores en medios OUR MEDIA. Coautor de los libros “Pensar la Comunicación. Reflexiones y avances en investigación Tomo II, III, IV, V, VI”, y ¨Cuatro Veces Medellín (Sello Editorial Universidad de Medellín). Editor de la Revista Anagramas. Autor de varios artículos académicos sobre ciudad, televisión y nuevas pantallas. 

Desenvolve atividades de Relações  Corporativas na Universidade de Medellín. Mestre em Comunicação Educacional pela Universidade Tecnológica de Pereira. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Rey Juan Carlos. Doutor em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Rey Juan Carlos. Professor em tempo integral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Medellín. Membro do grupo de investigação COP (Communication Organization and Policy) membro da rede de investigadores “OUR MEDIA”. Co-autor dos livros “Pensar la Comunicación. Reflexões e avanços na pesquisa Volume II, III, IV, V, VI ”, e ¨Cuatro Veces Medellín (Selo Editorial da Universidade de Medellín). Editor da Revista Anagramas. Autor de diversos artigos acadêmicos sobre a cidade, televisão e novas telas.
Professor Dr. John Fredy López Pérez. University of Medellín/Colômbia
• Sociólogo. Especialista em Gestão Ambiental. Doutor em Ciências Ambientais.
• Editor de revistas científicas.
• Professor dos programas de engenharia ambiental, engenharia industrial e mestrado em engenharia urbana da Universidade de Medellín.
• Suas áreas de interesse são comportamento do consumidor, sustentabilidade urbana, métodos quantitativos aplicados à pesquisa mista e relações sociedade-meio ambiente.
Imagem
Moderador:
Wilson Levy (
Universidade Nove de Julho): Doutor em Direito pela PUCSP com pós-doc na Mackenzie e na UERJ. Diretor do mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE - Universidade Nove de Julho​

​11:00-12:30

​PAINEL: Tecnologia da Informação Inteligente e Gestão do Conhecimento

Cada vez mais as empresas e profissionais tem aplicado ferramentas, técnicas e soluções de Tecnologia da Informação de forma mais inteligente em prol da evolução da organização. Neste painel serão apresentados casos práticos de aplicações de Tecnologias da Informação Inteligente para a gestão do ativo conhecimento em diferentes empresas. 

Painelistas convidados: ​
Imagem


​Prof. Dr. André Felipe Henriques Librantz: 
Pós-doutorado em Tecnologia Nuclear pela USP, 20 anos de docência no ensino superior, 12 anos como Diretor de Stricto Sensu. É pesquisador em modelagem e inteligência computacional aplicadas na otimização de processos e no apoio à decisão.
Imagem


​Prof. Me. Dacyr Dante de Oliveira Gatto: 
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE - Universidade Nove de Julho, 19 anos de atuação nas áreas de TI e Telecomunicações, Analista de Sistemas na empresa Softplan. Experiência em Gestão e Governança de TI e Processos, Segurança da Informação e Cybersecurity, Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes.
Imagem
Prof. Dr. Fábio Cosme Rodrigues dos Santos: Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. Analista de Gestão na Sabesp – Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo, 21 anos de experiência profissional
É pesquisador nas áreas de automação industrial dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água da região metropolitana de São Paulo, e também em recursos hídricos com aplicação de inteligência artificial, com foco na modelagem, simulação e otimização de sistemas e processos.
Imagem
​Prof. Me. Fabio Kazuo Ohashi: Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE - Universidade Nove de Julho, mais de 20 anos de experiência como gestor da área de TI e Marketing, em pequenas e médias empresas. Atua como gerente de TI na Centerparts Distribuidora de produtos automotivos, 5 anos de experiência como professor universitário. É pesquisador na área de Engenharia de Dados, Gestão de Informação e Conhecimento, Gerenciamento de Conteúdo estruturado e não estruturado (ECM, BPM) e Sistemas de Recomendação
Imagem
Prof. Dr. Ivanir Costa: Doutor em Engenharia de Produção pela USP. 40 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 30 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como  docente e pesquisador da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas de Processos de Software, Gestão de Tecnologia da Informação e Governança Digital.
Imagem
Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar: Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.
Imagem
Prof. Dr. Nilson Salvetti: Doutor em Gestão de Conhecimento e Informática pela Uninove. 20 anos de experiência em consultoria em implantação de processos / qualidade de software. 25 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como Coordenador do curso de Sistemas de Informação – Uninove. É pesquisador na área de Qualidade de Software, Governança de TI e Gestão de Conhecimento.
Imagem
Prof. Dr. Renato José Sassi: Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
35 anos de experiência profissional. Docente pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho. É pesquisador nas áreas de Inteligência Analítica, Inteligência Artificial, Inteligência Computacional, Ciência de Dados, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Mineração de Dados e Métodos de Apoio à Tomada de Decisão.
Coordenador: Prof. Dr. André Felipe Henriques Librantz ​

​11:00-12:30

PAINEL: THE KM Role for Environmental Policies Definition

A definição de políticas ambientais – cuja incidência transcende os limites do meio ambiente natural e abrange também o planejamento das cidades – é um campo de análise cada vez mais dependente um amplo feixe de saberes, dados e indicadores. Nesse sentido, é destacado o papel da Gestão do Conhecimento como componente de fronteira dessa abordagem. Nesse sentido, a proposta deste painel é discutir o papel da Gestão do Conhecimento como ferramenta para a formulação de políticas ambientais mais eficientes e compatíveis com os desafios das sociedades contemporâneas.

The Environmental policy definition consists of an issue each day much dependent on a broad bean of different knowledge, data, and indicator analysis. Concerning this situation, the role of Knowledge Management can be highlighted as the main actor of this knowledge border. This way, the main purpose of this panel is to promote discussions about Knowledge Management's role as an essential tool for much effective and efficient environmental policy elaboration, always facing the imposed challenges by the contemporary societies.
Imagem
Profa. Dra. Tamar Trop (Universidade de Haifa)
Tamar has a M.Sc. and a Ph.D. in Urban and Regional Planning from the Faculty of Architecture and Town Planning at the Technion, Israel. She is a lecturer and a researcher in the department of Natural Resources & Environmental Management at the University of Haifa, and the head of the M.A. cluster: “Management of Urban Sustainability”. Her research interests lie in the area of sustainability, ranging from theory, through policy design, to planning and evaluation. Over the years, Tamar has gained an extensive professional experience in environmental planning and consulting to government ministries and authorities, local authorities, and NGOs.

Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pelo Technion, Israel. Professora e pesquisadora no departamento de Recursos Naturais e Gestão Ambiental da Universidade de Haifa, e chefe do cluster “Gestão da Sustentabilidade Urbana”. Seus interesses de pesquisa estão na área de sustentabilidade, variando da teoria, passando pela formulação de políticas, até o planejamento e avaliação. Ao longo dos anos, Tamar ganhou uma vasta experiência profissional em planejamento ambiental e consultoria para ministérios e autoridades governamentais, autoridades locais e ONGs.
Professor Dr. John Fredy López Pérez. University of Medellín/Colômbia
• Sociólogo. Especialista em Gestão Ambiental. Doutor em Ciências Ambientais.
• Editor de revistas científicas.
• Professor dos programas de engenharia ambiental, engenharia industrial e mestrado em engenharia urbana da Universidade de Medellín.
• Suas áreas de interesse são comportamento do consumidor, sustentabilidade urbana, métodos quantitativos aplicados à pesquisa mista e relações sociedade-meio ambiente.
Imagem
Moderadora: 
Profa. Dra. Amarilis Gallardo (Universidade Nove de Julho)
​Livre-docência em Planejamento Ambiental pela Escola Politécnica da USP, em 2019. Pós-doutora em Ciências Ambientais pela School of Environmental Sciences da University of East Anglia (UK), em 2009. Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, em 2004. Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 1996. Graduada em Geologia pela Unesp, em 1991. Professora Doutora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho, desde 2012. Professora Associada do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2013. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre 1993 e 2013. Bolsista de produtividade CNPq em Planejamento Urbano e Regional. É editora associada da Revista Ambiente & Sociedade e consultora Ad-Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atua como pesquisadora e integra o Conselho Deliberativo do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) USP Cidades. Atualmente é diretora administrativa da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). É líder dos grupos de pesquisa CNPQ em Governança Ambiental. Desenvolve e orienta pesquisas na área de planejamento e gestão ambiental, com ênfase nos instrumentos de avaliação de impacto (avaliação de impacto ambiental, avaliação ambiental estratégica e avaliação de impactos cumulativos) e na recuperação de ambientes degradados, em contexto urbano, associada à provisão de serviços ecossistêmicos.

​14:00-15:30

PAINEL: A Descontinuidade da Gestão nas Organizações Públicas e a Finitude da Gestão do Conhecimento

As Organizações Públicas não são homogêneas em relação às políticas de retenção, registro, disseminação e aplicabilidade da Gestão do Conhecimento como fator ou diferencial estratégico. Há um lapso entre aquelas que necessitam de constante aprimoramento dos seus processos de trabalho e também de inovação para que se configure a vantagem competitiva, repercutindo em seu crescimento, expansão e apresentação de lucratividade. Quando os representantes que compõem a Alta Administração têm finitude (prazo de “validade”), o problema agrava-se, já que não há garantia para a continuidade das iniciativas e projetos.

Há outros fatores agregados que dificultam e agravam o desinteresse pelo tema, tais como, falta de incentivos funcionais, cultura rígida, excesso de burocracia e vícios da carreira pública.  Em situações extremas, há o risco da impossibilidade de sua implantação plena, de sua paralisação e, até mesmo, de sua extinção.  Dependência de uma estrutura organizacional e do ator principal que propulsiona os trabalhos também é visualizado como questões a serem debatidas.
Verifica-se que os planejamentos estratégicos e os controles efetivados pelo Tribunal de Contas da União – TCU são superficiais e não tratam a Gestão do Conhecimento como diferencial estratégico e importante quesito para que as organizações públicas se estabeleçam, no futuro, cumprindo efetivamente sua função (razão de existência).
Estaria a solução em uma lei para que pudesse combater o racionalismo instrumental e mecanicista? Haveria possibilidade de traçar uma estratégica em nível macro como solução?


Painelistas convidados: 
Imagem
Rossana Pavanelli: Executiva de alta performance, direcionada a resultados. Consultora-sênior da FGV, líder do Think Tank na América Latina, posicionado nos 5 principais Think Tanks do mundo. Coordenadora do Post MBA em Gestão da Inovação da FGV. Nos últimos 25 anos trabalhando para grandes organizações públicas e privadas, com foco em estratégia, alto desempenho, redução de custos, inovação, novas soluções e avaliação de impacto de resultados. Membro de Conselhos em Instituições Internacionais, tem participado de projetos de análise e gerenciamento de riscos de maneira constante ao longo dos últimos 15 anos.
Imagem
Luciano Meira: Sócio-fundador da Caminhos Vida Integral, é ex-Diretor de Metodologia e Novos Negócios do IPOG e ex-Diretor de Conteúdo e Facilitação da FranklinCovey Brasil. Autor dos livros “Ser ou Não Ser: nossa dramática encruzilha evolutiva” e “A segunda Simplicidade: bem-estar e produtividade na Era da Sabedoria”. Já treinou líderes de diversas grandes empresas, a exemplo de: Volkswagen, Embraer, Kimberly Clark, Faber Castell, Casa da Moeda, Johnson & Johnson, Bunge, Matel, Nalco-Ecolab, Klabin, Eli Lilly, Latapak-Ball, MSD-Saúde Animal, LG – Lugar de Gente, Clube Pinheiros, Sicoob, Sebrae/GO entre outros. Foi o responsável pela transferência de know how entre a FranklinCovey e a empresa Abril Educação para a implementação no Brasil do programa “O Líder em Mim”, que já foi implementado em centenas de escolas brasileiras. Trabalhou mais de duas décadas no Terceiro Setor, desenvolvendo projetos educacionais como “Real Beleza” (Instituto Sidarta – Dove Unilever) e há mais de uma década atua na área de T&D e em cursos de pós-graduação. Tem um MBA em Liderança e Gestão organizacional pela UNICEUB-FranklinCovey, e é especializado em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos pela Universidade de Berkeley-CA. ​
Imagem
Henrique Muta é servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), desde 2007, e atua no desenvolvimento dos servidores da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR). Participa do planejamento, coordenação e controle da formação dos servidores alocados na Superintendência, observando procedimentos e orientações estabelecidos pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP). Além disso, vem atuando com Gestão do Conhecimento desde o Projeto de Gestão do Conhecimento de Aeronavegabilidade (PGC-AER), na coordenação e estabelecimento de ações estratégicas, no que tange à aquisição, preservação e disseminação de conhecimentos de interesse da Superintendência. Sendo, que atualmente ocupa a função de Gerente Técnico de Gestão do Conhecimento de Aeronavegabilidade (GTGC). O Henrique é casado e pai de dois filhos.
Imagem
João Alberto Neves dos Santos: Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, Mestre em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e Graduado em Engenharia Mecânica e Armamento pelo IME. Foi Professor do Instituto Militar de Engenharia, Assessor Especial do Comandante do Exército, Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Juiz do Prêmio GESPUBLICA do Ministério do Planejamento. Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF, onde exerce atividades de docência, projetos e pesquisas. Tem experiência em Estratégias de Melhoria da Gestão, treinamentos corpo rativos de Gestão da Qualidade, Sistemas de Medição de Resultados e Sistemas de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Gestão de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção; Gestão do Risco Empresarial; Gestão da Qualidade; Gestão da Inovação.
Moderadoras: ​
Imagem
Márcia Mazo: Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, e mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.  Tem experiência na área de gestão e tratamento da informação em bibliotecas especializadas e em bases de dados . Acredita que uma base de dados de melhores práticas é um catalisador para a aprendizagem organizacional e, que ajuda na construção da memória organizacional. Elas devem ser identificadas, capturadas e armazenadas evitando a repetição de erros e a duplicidade de esforços. Foi diretora da Biblioteca do Tribunal onde trabalhou com gestão estratégica da informação, gestão de conteúdo, desenvolvimento de biblioteca digital atendendo a diferentes unidades no Tribunal.
Imagem
Janaina Caputo: Jana Caputo, treinadora e mentora na área de vendas. Atuou por 28 anos como vendedora profissional em grandes multinacionais como Xerox, 3M do Brasil e FranklinCovey do Brasil. Na internet ajuda profissionais liberais, funcionárias públicas empresárias e empreendedoras a gerar resultados extraordinários de vendas. Além disso, tem ajudado equipes de diversas empresas a baterem as suas metas. Formada em Comunicação Social - Relações Públicas. Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. e pela Anthony Robbins Reserch International e também Coach Integral Sistêmico pela Febracis. Habilitada em  Negociação de Harvard pela Cambridge Institute.
​Coordenação:
Imagem
Marcio Albuquerque (TRF1): Bacharel em Administração de Empresas com Especializações em Orçamento e Finanças e Gestão Pública. Diretor de Assistência e Negócios do Programa de Saúde do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Gestor de diversos projetos na Justiça Federal da 1ª Região. Coordenador do Comitê de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Centro de Estudios de Justicia de Las Americas – CEJA, sediado em Santiago do Chile. Facilitador do curso os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (FranklinCovey) no TRF1. Já atuou como instrutor na Escola Nacional de Adminsitração Pública – ENAP e no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPUBLICA. Artigo classificado para o 4º European Conference on Knowledge Management – ECKM.

​14:00-15:00

Palestra: Management of Smart Water Systems - Operational and Security Aspects

Water distribution systems (WDSs) are critical infrastructures that supply drinking water from water sources to end-users. Smart WDSs could be designed by integrating physical components (e.g., valve and pumps) with computation and networking devices. As such, in smart WDSs, pumps and valves are automatically controlled together with continuous monitoring of important systems’ parameters. In these smart WDSs embedded devices monitor and control physical processes, usually in real-time, with a repeatable feedback loop between the physical and the cyber layers. Throughout the information technology (IT) era in the last few decades, more and more legacy infrastructures are being upgraded to Cyber Physical Systems (e.g., electric power, communications systems, and water systems). The sophisticated design of Cyber Physical Systems allows for the efficient operation of the system, which is manifested in lower operation costs and higher reliability. However, despite this advantage, these systems are vulnerable to cyber-attacks. Sabotaging the WDS operation with cyber-attacks can trigger a disastrous effect on the security, economy, and even health of metropolitan areas, for example in the case of sabotaging a water treatment plant. In this presentation I will discuss some of the advantages and the cyber-risks associated with smart WDSs.

Palestrante convidado: 
Professor Dr. Mashour Housh. University of Haifa/Israel
Dr. Housh is a faculty member at University of Haifa in the Department of Natural Resources and Environmental Management. Since May 2017 he is the head of the Global Green MBA program.
Dr. Housh received his Bachelor of Science degree (cum laude) in Civil and Environmental Engineering from the Technion in 2007. He earned his Ph.D. (direct track) in Hydrodynamics and Water Resources Engineering from the Technion in 2011. His research interest covers: Optimization under Uncertainty, Design, Operation and Monitoring of Smart Water Systems. Dr. Housh is attentive to the decision making, policy, and model development and application in the Israeli water sector. He develops models for the Israeli Water Authority, to enhance the operation decisions of the national water supply system under future water resources and demands uncertainty. Dr. Housh’s models are currently in use to support decisions of the Israeli Water Authority. Dr. Housh is also very active in research, his publications are published in top-tier journals in the field of water resources management. His research group is pioneer in water security systems, these innovations were recently manifested in winning the first place award in the Battle of Cyber-Attacks Detection Algorithms organized by the EWRI of the ASCE (www.batadal.net).

O Dr. Housh é membro do corpo docente da Universidade de Haifa no Departamento de Recursos Naturais e Gestão Ambiental. Desde maio de 2017,  é o chefe do programa Global Green MBA. O Dr. Housh recebeu seu diploma de Bacharel em Ciências em Engenharia Civil e Ambiental pelo Technion em 2007. Ele obteve seu Ph.D. em Hidrodinâmica e Engenharia de Recursos Hídricos pelo Technion em 2011. Seu interesse de pesquisa abrange: Otimização sob Incerteza, Projeto, Operação e Monitoramento de Sistemas Inteligentes de Água. O Dr. Housh está atento à tomada de decisão, política e desenvolvimento e aplicação de modelo no setor de água de Israel. Ele desenvolve modelos para a Autoridade de Água de Israel, para melhorar as decisões de operação do sistema nacional de abastecimento de água sob os recursos hídricos futuros e demandas de incerteza. Os modelos do Dr. Housh estão atualmente em uso para apoiar as decisões da Autoridade de Água de Israel. O Dr. Housh também é muito ativo em pesquisa, suas publicações são publicadas em periódicos de primeira linha na área de gestão de recursos hídricos. Seu grupo de pesquisa é pioneiro em sistemas de segurança hídrica, essas inovações se manifestaram recentemente na conquista do prêmio de primeiro lugar na Batalha de Algoritmos de Detecção de Ataques Cibernéticos organizada pela EWRI da ASCE (www.batadal.net).
Imagem
Moderador:
Coordenação: Prof. Dr. João Alexandre Paschoalin Filho (Universidade Nove de Julho) 

Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999). 
Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas na área de Geotecnia, além de ser professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis atuando em projetos ligados às seguintes linhas de pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Construções Sustentáveis. 
Também desenvolve atividades técnicas como consultor em Geotecnia pela empresa GEOCONCEITO Engenharia Consultiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. 
Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).Atualmente é revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X, Revisor Científico da Revista Holos (ISSN 1807-1600), Revista de Gestão Ambiental de Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834), Revista Desenvolvimento em Questão/Unijuí, Journal of Cleaner Production e outras. Membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS. 

​15:00-16:00

Palestra: KM as a Supporting Tool for COVID-19 Crisis Mitigation

Knowledge management is the process of creating, sharing, using and managing information in order to create knowledge for the benefit of city' residents. Managing knowledge can serve to develop services and targeted policies informed by multidisciplinary integration of information into knowledge.
The political, economic and health crisis that followed worldwide the declaration of COVID19 as a major pandemic has increased the crucial role of the use of data and artificial intelligence to identify at the local level daily cases, conducting rapid epidemiological investigations, providing information to residents of preventive and avoidance actions, identify hot spots, and develop public policies.
The purpose of this presentation is to critically evaluate the role of knowledge management in the identification and response to urban crisis and its management
Imagem
Palestrante convidado: 
​
Prof. Dr. ​Gustavo Mesch (Universidade de Haifa)
Gustavo S. Mesch is a Professor of Sociology and Rector of the University of Haifa in Israel. He holds a PhD from the Ohio State University, and has been the Chair of the Information and Communication section of the American Sociological Association and editor of the Sociological Focus. His areas of research are social media and interpersonal communication, social networks, social capital, urban sociology and cybercrime. He recently published with Ilan Talmud "Wired Youth":"the social world of Adolescence in the Information age (Routledge 2010 and 2020).

Gustavo S. Mesch é Professor de Sociologia e Reitor da Universidade de Haifa em Israel. Ele possui um PhD pela Ohio State University e foi presidente da seção de Informação e Comunicação da American Sociological Association e editor do Sociological Focus. Suas áreas de pesquisa são mídias sociais e comunicação interpessoal, redes sociais, capital social, sociologia urbana e crimes cibernéticos. Ele publicou recentemente com Ilan Talmud "Wired Youth": "o mundo social da adolescência na era da informação (Routledge 2010 e 2020).
Imagem
Professor Dr. José Eduardo Storopoli
Pós-doutor pela Fordham University, Nova Iorque - Estados Unidos. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor da UNINOVE do Doutorado em Administração e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Editor Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia (QUALIS A3). Líder da Linha de Pesquisa Inovação Aplicada ao Planejamento Urbano do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa da Harvard Business School - Institute for Strategy and Competitiveness. Pesquisa em Machine Learning e Análise de Dados aplicado à tomada de decisão; Stakeholders, Cidades Inteligentes e Inteligência Artificial; e Bibliometria para o Mapeamento da Ciência. 

​16:00-17:00

​Palestra: KM Applied for Art Imagitec

In this presentation, we will discuss Art Imagetic, the act of expressing through images, which represents the question of the object, the materiality perceived by the senses that goes against the abject, immateriality. Thus, the observed by perceiving and conceiving through his eyes the form understood in his mind by semiotic conditions; acquire knowledge.
In this format, it creates a reflective character that conveys a message, an emblem, which when questioned develops a managerial and transforming content.
We will use the singularity that occurred in the year 2020, starting from the question: Where have I been during social isolation?
Imagem
Palestrante convidado: 
Professor Dr. Olívio Guedes – University of Haifa/Israel
PhD in Art History by the University of São Paulo, Cultural Director of Club A Hebraica, Cultural Director ACESC (Association of Sports Clubs and Cultural Partners of São Paulo), Cultural Director of the Céu Aberto Museum, Partner of Slaviero and Guedes Art Gallery Advisor to the University of Haifa Board Brazil, Advisor to ProCoa (October Open Circuit Project), Culture and Art Coordinator at IVEPESP (Institute for the Enhancement of Education and Research in the State of São Paulo). Has experience in the area of Art, with an emphasis on Art History, acting mainly on the following themes: art, complexity and transdisciplinarity.

Doutor em História da Arte pela Universidade de São Paulo, Diretor Cultural do Clube  Hebraica, Diretor Cultural ACESC (Associação Paulista dos Clubes de Esportes e Parceiros Culturais), Diretor Cultural do Museu Céu Aberto, Parceiro do Slaviero e Assessor da Galeria de Arte Guedes ao Conselho da Universidade de Haifa Brasil, Assessor do ProCoa (Projeto Circuito Aberto Outubro), Coordenador de Cultura e Arte do IVEPESP (Instituto de Valorização da Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo). Tem experiência na área de Arte, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, complexidade e transdisciplinaridade. 
Imagem
Moderador:
Coordenação: Prof. Dr. 
João Alexandre Paschoalin Filho (Universidade Nove de Julho) 
Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999). 
Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas na área de Geotecnia, além de ser professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis atuando em projetos ligados às seguintes linhas de pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Construções Sustentáveis. 
Também desenvolve atividades técnicas como consultor em Geotecnia pela empresa GEOCONCEITO Engenharia Consultiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. 
Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).Atualmente é revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X, Revisor Científico da Revista Holos (ISSN 1807-1600), Revista de Gestão Ambiental de Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834), Revista Desenvolvimento em Questão/Unijuí, Journal of Cleaner Production e outras. Membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS. 

​16:00-17:30

PAINEL: Transformação Digital e GC no Governo

​O propósito desse painel é abordar a rápida digitalização dos serviços públicos imposta nas instâncias dos governos Federal, Estadual e Municipal, a partir da pandemia COVID-19, que mudou nossa maneira de viver, de estudar e, principalmente, de trabalhar. A transformação digital, anunciada como uma mudança que deveria ocorrer em alguns anos, ocorreu, na prática, em algumas semanas. Empresas e pessoas se viram obrigadas a promover alterações como forma de sobreviver ao distanciamento social e à suspensão dos eventos presenciais. Para as instituições públicas, não foi diferente: muitos dos serviços públicos, que há anos ensaiavam uma transformação, enfrentaram as barreiras legais e implementaram mudanças em tempo recorde, sob pena de ver a sociedade desatendida ou severamente prejudicada. A partir das oportunidades que essa crise gerou foi possível implementar a digitalização dos serviços públicos com novos paradigmas e modelos tecnológicos voltados para o lado humano. Simultaneamente, observa-se a possibilidade de reduzir custos de transação e proporcionar competitividade ao setor, a partir da recriação do fluxo dos serviços. 

Painelistas convidados: ​
Imagem
Felipe Massami Maruyama: Doutorando e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Diretor de Operações do Impact Hub para o programa IdeiaGov, um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços ao cidadão e mais eficiência na gestão pública. Além disso, épesquisador associado do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) e do Laboratório de Gestão de Inovação (LGI). Atuou como coordenador geral do 011.lab, laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Por fim, sou idealizador do Failtech, movimento sem fins lucrativos com objetivo de compartilhar as falhas de empresas inovadoras e o que aprenderam do processo.  
Imagem
Fernando Luzio: Fundador e CEO América Latina da empresa de consultoria LUZIO STRATEGY (www.luzio.com.br), Fernando é formado em Administração de Empresas pela FGV-SP e com pós-graduação na Harvard Business School e London Business School. Professor convidado do MBA da Universidade de São Paulo desde 1999, Fernando tem 2 livros publicados de Estratégia e inúmeros artigos sobre o tema. Fernando já realizou projetos estratégicos em 14 países, para empresas de diversos setores da economia, de pequenas a grandes, e é sócio do Movimento Todos Pela Educação.
Moderadora: 
Imagem
Beatriz Barbosa: Doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo - USP, MBA em Marketing de Serviços pela Fundação Instituto de Administração - FIA e Program for Management Development pelo IESE Business School. Atualmente como Assessora Técnica do Metrô de São Paulo, na equipe responsável pelo Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo. Tem ainda experiência na Comissão Permanente de Gestão do Conhecimento e Inovação, na Universidade Corporativa e na área de Operações da Companhia. É membro da Diretoria da SBGC desde 2017.
Coordenação: Beatriz Barbosa (Metrô-SP)​
16 de setembro

​14:00-15:30

Como medir o impacto da Gestão do Conhecimento (GC)

Com a crescente implementação da gestão do conhecimento nas organizações, tornou-se cada vez mais importante avaliar seu impacto no desempenho organizacional.
Apesar da implementação de diversas práticas de gestão do conhecimento, muitas empresas não sabem como mostrar, por meio de indicadores, o impacto de tais iniciativas na eficiência, na eficácia, na efetividade e na inovação de processos, produtos e serviços.
Mostrar os resultados obtidos com a implementação da GC é fundamental para justificar o investimento realizado nas iniciativas, assim como para fortalecer a área de GC nas organizações.
O objetivo deste painel é apresentar, de maneira prática e com exemplos, como medir o impacto da GC e, assim, demonstrar a importância da gestão do ativo intangível mais importante para as organizações: o conhecimento.
Imagem
Palestrante: Fábio Ferreira Batista, consultor e representante da Knoco no Brasil. A Knoco Ltda é uma empresa de consultoria especializada em Gestão do Conhecimento, com mais de 20 anos de experiência e presente em 23 países. 
Palestrante, consultor, pesquisador professor e autor, Fábio Ferreira Batista é doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). É consultor e representante no Brasil da Knoco, empresa global especializada em Gestão do Conhecimento (GC) com mais de 20 anos de experiência. Escreveu o livro Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira e assessorou dezenas de organizações públicas na implementação da GC. Implementou o Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea) e o Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública.
Foi professor de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de Coimbra (Portugal) , Universidade Santiago de Chile (Chile) e Universidade Católica de Brasília. Atuou como pesquisador visitante da Universidade de Veneza Ca´ Foscari (Itália). Venceu o Knowledge Management and Intellectual Capital Excellence Awards 2016 com o caso da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) (prêmio entregue durante a Knowledge Management Conference realizada em Udine, Itália).
Foi pesquisador e gestor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada por 30 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Gestão por Resultados.
18 de setembro

​10:00-11:30

Transformação Digital na Educação: a Educação Digital

Nesta palestra pretendo mostrar como a Transformação Digital está atingindo todos os setores da atividade humana e, particularmente, o setor educacional.
Nesse sentido, a necessária evolução de uma educação atual analógica, centrada no professor e baseada em conteúdos, para uma educação futura digital, centrada no estudante e baseada em competências.
Esta abordagem já vinha sendo estudada em vários países do mundo, em particular na Finlândia, que tem hoje o melhor desempenho no ranking Piza da OCDE, a qual coloca em evidencia a necessidade de uma mudança radical na Educação, assim como aconteceu no setor empresarial, de uma produção “empurrada” para o mercado, para uma produção “puxada” para o mercado: é a “lean manufactoring”. Da mesma forma, no setor educacional, esta mudança tem que ocorrer, de uma educação “empurrada” para a sociedade, para uma educação “puxada” pela sociedade: é a “lean education”.
A palestra procurará mostrar que esta mudança pode ser apoiada pela Gestão do Conhecimento, sobretudo no que diz respeito à modelagem das competências que os futuros profissionais devem adquirir para enfrentar uma sociedade cada vez mais
digital.
Finalmente, a palestra evidenciará também, os métodos, as técnicas e as tecnologias digitais que as instituições de ensino devem incorporar para a realizar a transição para uma Educação Digital.
Imagem
Neri dos Santos, Dr. Ing. : Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII – França (1982), Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – França (1985) e Pós-doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montréal – Canadá (2002). 
Atualmente é CEO do Instituto STELA e professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.
22 de setembro

​17:00-18:30

Novas fronteiras: Inteligência Artificial aplicada à Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento (GC) pode se beneficiar da Inteligência Artificial (IA)? Como? Quais as oportunidades e obstáculos? Que experiências concretas já existem? Que possibilidades as tecnologias cognitivas trazem para o futuro da GC?
Beto do Valle, da Impakt, explora possibilidades com Tiago Machado, cofundador da Rocketmat, empresa de tecnologia que usa IA para soluções em RH, e com Fábio Bagnara, diretor de P&D da BRF, que utiliza GC no contexto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Painelistas convidados: 

Imagem
Beto do Valle é fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.
Imagem
Fábio Bagnara é engenheiro químico com especialização em gestão empresarial, atua há mais de 20 anos no setor de alimentos, tendo trabalhado em áreas de garantia de qualidade, operações e P&D. Atualmente é diretor de pesquisa e desenvolvimento da BRF e responsável pelo BRF Innovation Center em Jundiaí.
Imagem
Tiago Machado é Co-fundador da Rocketmat, empresa do segmento de tecnologia com foco em soluções em Inteligência Artificial para o setor de Recursos Humanos. Formado em Administração de Empresas, Marketing, especialista em Gestão de Negócios e Negócios Internacionais, Mestre em Inovação com mais de 10 anos de experiência em Tecnologia da Informação, Estratégia, Desenvolvimento de Produtos e Inovação.
​Programação preliminar, sujeita a alteração sem aviso prévio.

Realização

Picture

Contato

SBGC
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista - São Paulo - SP, 01310-200​
kmbrasil@sbgc.org.br

Patrocínio

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Apoio

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
  • HOME
  • Programa
  • Inscrições
  • Chamadas
  • Guia do Congressista
  • Blog KM Brasil
  • Comissões
  • Edições anteriores
  • Patrocínios
  • Contato
  • Privacidade