KM BRASIL 2022
  • HOME
  • Programa
  • Inscrições
  • Chamadas
  • Blog KM Brasil
  • Edições anteriores
  • Patrocínios
  • Contato
  • Privacidade

Programação - 21 de setembro de 2022

HORÁRIO
SESSÃO - SALA 1
SESSÃO - SALA 2
09:00 - 10:30
GC na Transformação Digital
​Científico
11:00 - 12:30
Gestão do Conhecimento, Agilidade e Facilitação em Projetos: potencializando a inteligência coletiva e organizacional ​
Científico
14:00 - 15:30
a confirmar
​Científico
16:00 - 17:30
a confirmar
​Científico
09:00 || GC na Transformação digital
Muito se fala sobre transformação digital mas cada vez mais percebemos que o principal fator de sucesso nessa transformação nao tem nada de digital: são as pessoas! Nesse painel você terá a oportunidade de ouvir um debate bastante pratico com especialistas atuando nessa área e como a Gestão do Conhecimento pode apoiar esse tipo de iniciativa.
Imagem
Bruno Scabora
Gerente de Otimização de Serviços Globais na PepsiCo International Europe.
Economista formado pela Universidade Estadual de Londrina, atuou alguns anos em Finanças, mas após se consolidou como um profissional de Melhoria Contínua e Lean Six Sigma Black Belt com resultados expressivos em produtividade, trabalhando em grandes indústrias no Brasil. Esta experiência o levou a liderar a agenda de produtividade em manufatura na PepsiCo América Latina (+50 plantas em 18 países) e, mais tarde, a liderança de todo portfolio de Produtividade da PepsiCo na Irlanda, onde teve importante atuação na Transformação Digital Global implementada nas operações da empresa. Hoje atua com otimização de Processos e Seviços atendendo todos os países da PepsiCo Europa.
Imagem
Alexandre Mattos
31 anos, Bacharel em Engenharia da Computação, Pós-Graduado em Tecnologia da Informação para Gestão dos Negócios e MBA em Gestão de Pessoas Liderança e Coaching. Com 12 anos de carreira, sendo 9  em tecnologia na Embraer, colocou foco em gestão de projetos, pessoas e mudanças encontrando na "engenharia de pessoas" a sua paixão. Nestes 9 anos de indústria aeronáutica, foi co-responsável pela criação de metodologias de programas de formação corporativo, gestão e criação de produtos digitais de alta complexidade e coordenação de frentes estratégicas de carreira e tecnologia em processos de engenharia e recursos humanos. Atualmente atua como Head de Produto e Transformação Digital, liderando projetos que atuam no hoje para transformar a EMBRAER do amanhã, com mais de 50 colaboradores diretamente engajados em 3 squads e 7 frentes de trabalho. Eleito Valuable Young Leader em 2018 pela Harvard Business Review Brasil e Startup Eureca. Representante na Embraer em 2 edições do Prêmio Ciee de Melhores Programas de Estágio. Representante da Embraer no Prêmio Brasil 5.0  de Transformação Digital 2022
Imagem
Coordenador e Moderador: André Noronha
​
Engenheiro mecânico pela UNICAMP e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atua a 15 anos em industrias do setor aeroespacial. Possui solida experiencia em gestão de projetos, gestão do conhecimento e melhoria continua.
Atualmente lidera o programa de Gestão do Conhecimento na Engenharia da Collins Aerospace, uma das maiores fornecedoras de produtos aeroespaciais e de defesa.

11:00 || Gestão do Conhecimento, Agilidade e Facilitação em Projetos: potencializando a inteligência coletiva e organizacional ​
Palavras como incerteza, volatilidade complexidade e ambiguidade não são mais suficientes para caracterizar o mundo que vivemos. Os novos tempos são marcados por transformações, que trouxeram à tona novas realidades como a fragilidade de tudo que conhecemos, ansiedades e incompreensão sobre a falta de linearidade dos acontecimentos. Bem-vindos ao mundo BANI! Nesse contexto, o gerenciamento de projetos se torna cada vez mais desafiador, tendo em vista que o projeto precisa lidar com riscos e incertezas, prever desvios, buscar soluções, incorporar os aprendizados, alinhar necessidades e garantir a satisfação das partes interessadas. Mais do que nunca empresas, gestores e equipes de projetos precisam aprender continuamente para garantir que a aprendizagem obtida não se perca e seja insumo para os projetos futuros. Mas como facilitar a aprendizagem e incorporação do conhecimento dentro de uma rotina de projetos? Que atividades podem ser incluídas dentro do cronograma do projeto para facilitar a aprendizagem individual e coletiva? É possível adotar práticas ágeis de aprendizagem dentro de projetos tradicionalmente preditivos? Como gerar aprendizagem organizacional e “nutrir” os projetos que estão por vir?  
Como o Poder da Inteligência Coletiva é potencializado por uma gestão do conhecimento efetiva!
Existem diversas formas de realizar o compartilhamento de todo o conhecimento gerado durante um processo de facilitação. Tais formas irão variar de acordo com o conteúdo gerado, os participantes, a necessidade e o objetivo de compartilhar as informações. Cabe ao facilitador conhecer as técnicas e ferramentas para tal e saber utilizá-las de acordo e efetivamente. É importante ressaltar que as interações frequentes entre as equipes sempre geram reflexões, aprendizagem e novos conhecimentos, que mudam a forma como as pessoas trabalham. No entanto, se esses conhecimentos não forem externalizados e compartilhados com outras equipes, ficarão restritos a pequenos grupos e serão perdidos ao longo do tempo. Cabe ao facilitador criar mecanismos de externalização para que o conhecimento produzido seja disseminado e aplicado em novos projetos e processos. As organizações só aprendem quando são capazes de registrar e compartilhar o conhecimento produzido por suas equipes, atualizar constantemente seus processos de trabalho e ao mesmo tempo construir mecanismos que fortaleçam o comprometimento com a aplicação dos novos conhecimentos gerados.
Imagem
Júnior Rodrigues
É pai da Letícia e do Bernardo, marido da Ana Paula, um eterno aprendiz e atualmente é Head de Agilidade e Operações na iLAB, Diretor Executivo da Gespro, Head de Agilidade na Jornada Colaborativa, Professor na PUC-MG, no BBI of Chicago e na ESR/RNP, ATP e Cocreator na Certiprof, Mentor do PMI-Rio e de Startups, Autor, Facilitador e Palestrante. Com +17 anos de experiência só entre Consultorias, Gestão, Transformação Ágil e Digital em projetos nacionais e internacionais. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pelo IAG/PUC-RJ. Certificado em PMP, DASSM, ASM, PMO-CP, PACC, MGMT30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.
Imagem
Antonio Muniz 
Fundador da Jornada Colaborativa, Coordenador de MBA, Mentor LiderProExpert, Gerente de tecnologia na SulAmérica
Imagem
Coordenadora e Moderadora: Aparecida Laino
​
Administradora, Mestre em Sistema de Gestão, Doutorado em Engenharia de Sistemas e Pós-doutorado em Aprendizagem Organizacional. Possui 36 anos de experiência em gestão empresarial, 17 anos como gestora e 7 anos como gestora no segmento do Fitness. Trabalhou 15 anos no RH da Petrobras, atuando no Desenvolvimento de Lideranças, Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. É professora de pós-graduação da UFF e Professora e consultora da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
dia 19 de setembro
dia 20 de setembro
dia 22 de setembro

Realização

Picture

Contato

SBGC
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista - São Paulo - SP, 01310-200​
kmbrasil@sbgc.org.br
  • HOME
  • Programa
  • Inscrições
  • Chamadas
  • Blog KM Brasil
  • Edições anteriores
  • Patrocínios
  • Contato
  • Privacidade